Unitv
Você está visualizando atualmente F98 Azamerica recovery e tutorial

F98 Azamerica recovery e tutorial

F98 Azamerica recovery e tutorial e Atualização recente

 

 

Para os usuários do F98 ansiosos por recuperar, seguem 3 métodos para recuperar o aparelho. Primeiro o menos arriscado, seguido de um intermediário e finalmente outro, que apesar de ser mais rápido você escreverá diretamente na memória e se fizerem errado ou escreverem no endereço errado já era, o trabalho para recuperar será 10x maior.
Depois de utilizar o programa SLOADERos para parar o autoboot, “sniffei” o tráfego da porta serial e vi que o comando que ele enviava para o aparelho para interromper o autoboot do U-boot era @+space. Conseguir acessar o console do U-boot já foi meio caminho andando.

Última atualização do F98

Tutorial recovery F98

Recovery para AzAmerica f98.
Não é uma tarefa fácil, é necessário ter um conhecimento médio-alto em informática para conseguir fazer o procedimento.

Tutorial Recovery F98

 

1. Conecte o cabo RS232 no aparelho F98 e depois na porta serial do seu computador
2. Existem vários programas que permitem conectar via serial, por exemplo o putty, xshell, minicom(linux), hyperterminal etc. Nesse tutorial vamos utilizar o hyperterminal, pois nele existe opção de enviar arquivo via serial. Se não me engano, do Vista em diante o hyperterminal não vem mais com o Windows, portanto, baixe daqui Configure o hyperterminal para conectar no aparelho utilizando as seguintes configurações:
Speed: 115200
Databits: 8
Stop bits: 1
Parity: None
Flow Control: None3. Desligue e ligue o F98  já pressionando as teclas @+space (shift+2+space) para que o autoboot do U-boot seja interrompido. Neste momento você estará no console do U-boot. Depois de dias lendo a documentação do U-boot e do chipset da placa, descobri muita coisa que dá pra fazer ali, já que você consegue manipular diretamente a memória. mas não é o escopo desse tutorial.
4. Dentro do console do U-boot, digite o comando loadb. Esse comando preparará o deco para receber o arquivo de imagem na partição que está programada no U-boot para ser a do Kernel (endereço de memória 0x80800000).5. No hyperterminal, vá em Transfer => Send File, busque o firmware de recovery. EmProtocol, selecione a opção Kermit. Esse processo demorará em torno de 3 horas para concluir e sobrescreverá totalmente o kernel antigo.6. Feito o passo acima, digite reboot no console do U-boot e aguarde o aparelho bootar. Caso seja exibida alguma mensagem de erro, como por exemplo “invalid bootmode” ou algo do tipo, digite run menu e selecione a opção 2 (Load Kernel from flash and FS from flash). Depois disso o deco irá rebootar (Mesmo depois de rebootar, executar o bootloader e o kernel, a mensagem de erro “Turn off boot console eraly0” persistirá, porém o aparelho já deve estar funcionando).7. Desconecte a serial e ligue o F98 na TV, configure o aparelho e aproveite para atualizar para a firmware mais recente.
Forma alternativa e rápida F98
4. espete o pendrive com a atualização mais recente na pasta files como de costume….
5. de um run menu…
6. escolhe a opção 4 failsafe from secondary….
7. de um saveenv….
8. de um reboot
9. Desconecte a serial e ligue o deco na TV, configure o aparelho e aproveite para atualizar para a firmware mais recente, se usou a original baixada no passo 0.
Forma alternativa, necessita de um programa servidor TFTP instalado no seu PC.4. Configurar sua interface de rede para o IP 192.168.0.51 e conecte um cabo de rede entre o deco e seu PC
5. Instalar um servidor TFTP na máquina (no meu caso utilizei o [url]TFTPD32[/url]) e colocar o firmware de recovery no diretório do programa. Iniciar o programa.
6. Após cancelar o autoboot (passo 3, acima), será necessário adicionar uma variável de ambiente com o IP do deco. Execute o comando setenv ipaddr 192.168.0.52 e depoissaveenv 7. execute o comando tftp 0x80800000 NxpRom.bin (Cuidado para digitar certo o endereço é: ZERO seguido da letra “x” minuscula OITO ZERO OITO e cinco vezes o numero ZERO) (NxpRom.bin coloque o nome que vocês deram ao firmware de recovery lá o diretorio do programa de TFTP).
8. Saveenv novamente e reboot. Caso ocorra algum erro no boot, vá para o passo 4 do procedimento original .
9. Desconecte a serial e ligue o deco na TV, configure o aparelho e aproveite para atualizar para a firmware mais recente.Acho que isso já é o suficiente.

Este post tem 3 comentários

  1. jaja

    nao entedi nada dava p esprica en portugues

  2. Fernanda

    Olá sou de Taubaté e Aqui o meu F-98 esta com varios canais deixando de florir, iniciou pelo Combate e PFC e agora os do Telecine, vc pode me ajudar…..

  3. Grego

    Não é complicado, o problema é para o autoboot.

Deixe um comentário